sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A Humanidade e Novos Universos

Novas teorias afirmam que o mundo sub-atômico não é pontual e sim em forma de cordas.Quem diria que a imensidão do universo fosse feita de pequeníssimas cordas que, vibrando em várias freqüências, produzem tudo? Esse mesmo universo, no momento em expansão, por causa do Big Bang, poderá parar de se expandir e o processo se inverter, o que provocará o Big Crunch, quando todas as galáxias se juntarão e o mundo voltará a ter o tamanho de uma bola de basquete. Explodindo em seguida e voltando a se expandir.
Esse processo contínuo de sístole e diástole sempre existiu? Será que o destino do universo é se contrair e se expandir sempre? Nós jamais saberemos a resposta, mas teimamos em especular e canalizamos pesquisas e tempo para buscar uma teoria que expresse a verdade sobre isso.
Digamos que seja verdade. Então o mundo se acabará e vai recomeçar. Como será essa nova versão? Será que as transformações que deverão ocorrer levarão ao surgimento da vida, novamente? E se surgir, o ser humano aparecerá? E como será esse novo ser humano? Pena que ele não lembrará da passagem atual pelo mundo. Se lembrasse poderia evitar uma série de coisas absurdas que tem feito. Saberia que na natureza existem bactérias, vírus e outros causadores de doenças, mas que existem plantas e minerais que as curam; Saberia que a ganância e a ocupação do Planeta de forma irracional destroem as condições de vida, causam guerras e provocam a miséria e o sofrimento; Saberia que a boa relação com a espiritualidade e o misticismo se transformaria em mercadoria; Saberia que os alimentos artificiais são os principais causadores de doenças; Saberia que os esportes e as artes são atividades humanas puras, que deveriam ser incentivadas para todas as pessoas; Saberia que os pássaros não devem ser assassinados nem aprisionados; Saberia que a Política tem seu estímulo próprio que é a vontade de poder; Saberia que as leis reproduzem interesses e não são princípios absolutos. E muitas outras coisas.
Como seria esse ser humano não ganancioso, artista, esportista, espiritualizado de forma direta, sem os intermediários, com uma alimentação saudável, deixando a natureza livre de sua intervenção criminosa e procurando as respostas dos seus problemas na própria natureza, com cautela e respeito?
É inevitável admitir que não poderia existir a arte, a ciência, as injustiças, as contradições se não existisse a vontade de poder, a ganância, o desejo e outros atributos humanos, portanto o ser humano que existe hoje é o único possível. Talvez ele pudesse ser melhorado um pouquinho, mas mesmo assim não evitaria as guerras e a busca do prazer imediato. Talvez seja verdade que a humanidade não tem solução.
Se a vida no Planeta surgiu ao acaso, foi trazida de galáxias longínquas ou foi criada por forças superiores nós jamais teremos certeza, mas que a experiência foi muita rica em erros, isso foi. Mas uma verdade temos que aceitar: qualquer ser humano, em qualquer versão do universo, tem que ter a capacidade de amar, sem paixão, sem posse, sem projeção psicológica e sem querer algo em troca

Sestor Azimbara