quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Música e as Letras

Nesse momento estou vazio. Penso nas letras correndo para organizar-se em palavras que, enfileiradas na sequência correta, consigam formar frases que soem com musicalidade e transmitam bem-estar, sabedoria e força. Porém, não vejo as frases. Consigo ver as letras agitadas, saltando em busca de um espaço na imaginação, tentando sugar energia da emoção. A emoção, adormecida, costuma despertar com a sonoridade de uma música, que cante solidão, justiça, luta, alegria, dor, paixão e, principalmente, amor. Por isso escuto Quarteto em Cy.

A música é a contribuição da alma para que a comunicação envolva o sentimento. É a receita do espírito para que as palavras sejam a vestimenta da emoção, modelada pela poesia, com tons delineados por melodias. E quando são cantadas com tanta graça e beleza, como canta o Quarteto em Cy, vem o lamento pela perda da oportunidade, dos que não o escutam, de deixar que a música lhe seja acessada lá nos recônditos mais humanos, onde a natureza une a beleza, a emoção e a sensibilidade.

O Brasil é um país riquíssimo em beleza natural e artística. Impressiona-me o tamanho do desperdício, dos senhores da Mídia, que preferem ganhar dinheiro com lixo, deixando de lado o talento e a qualidade. Ah! Quem vai se preocupar em estimular a sensibilidade do povo? Quem vai considerar o povo capaz de gostar de uma música bem feita, bonita, bem cantada? Os donos das gravadoras? Estes querem que o povo permaneça cativo à porcaria, estagnado no limitado universo do senso comum e da superficial sensibilidade.

É uma pena que o lucro tenha sido posto numa dimensão tão relevante quanto Deus.

Quem costuma ler o que escrevo deve perceber uma insistência em falar sobre determinados assuntos. Talvez eu tenha uma fonte mental permanente, onde as palavras se organizem em críticas ao comportamento dos seres humanos, em sua maior parte, que se deixaram contaminar pela falsa alegria do prazer imediato. Talvez eu lamente a perda de tempo, num período tão curto que é a vida, por terem priorizado o egoísmo, o poder, a riqueza material, em detrimento dos melhores sentimentos da humanidade.

Mas, apesar de fontes mentais fortíssima quererem estar sempre organizando as palavras em frases que mostrem os erros, os desvarios e a insensibilidade dos seres humanos, há uma fonte que supera todas as outras em fortaleza: A fonte que emana a esperança. Esta se fortalece a cada dia, pois sei que, com o tempo, amadureceremos e nos tornaremos mais sensíveis, e senhores do bom-senso, da solidariedade e do amor.

Por fim, não estou mais vazio. Finalmente as letras organizaram-se em palavras que, em fileiras, formaram frases que expressam sentimentos. Meus sentimentos.

Paulo Viana