terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Importância do Ato de Ler


            O mundo é a expressão da Natureza, sua linguagem, mensagens, discurso, enfim, a forma como ela se comunica. Nós humanos, embora façamos parte dessa expressão, temos a capacidade de decodificar esses dados sensíveis, para, não só enxergá-los, mas compreendê-los. Portanto, temos a capacidade de ler o mundo.
            Considerando, no entanto, que essa leitura, em um primeiro momento, é muito limitada, faz-se necessária a complementação dela através da interpretação dos outros, para, em um consenso de várias impressões, ter-se a melhor leitura possível.
            A melhor leitura possível vem com a inclusão dos sentimentos, da experiência, a sensibilidade e profundidade inerentes a cada um. Cada visão é enriquecida pelas outras, acumulando informações, ampliando contextos, incrementando conhecimentos, revelando segredos, acrescentando, sobretudo, à expressão da natureza, a forma como os humanos a recebem e a transmitem.
            E assim nasceu a escrita. O registro da experiência intelectual e emocional, em sua forma original, sem as perdas da oralidade, servindo definitivamente como reserva de aprendizado, documentação histórica e informações que facilitariam a vida de todos.
            Leio o mundo, em minha individual capacidade. Preciso ler o mundo lido também por outros. Por isso é importante ler. Estimular o intelecto, o pensamento, a imaginação. Incutir na alma o desejo de evoluir, de saber, compreender, descobrir, realizar e, principalmente, sentir.
            Ler é quase uma necessidade natural. É um alimento indispensável ao espírito. Sem leitura o espírito é ansioso, faminto, grudado na superfície, como uma pedra, que, em sua imobilidade, necessita de forças alheias para movê-la. Falta-lhe a liberdade. É dependente da energia e do saber de outros. Está, permanentemente, suscetível ao engano.
            Uma das mais maravilhosas criações dos homens é a literatura. A história, a ficção, os estudos científicos, a mitologia e a poesia. A trajetória humana, em sua amplitude de sentimentos, de feitos, de desejos e realizações. A grandeza, as contradições, as epopéias, as sagas de toda a civilização em seu transcurso pelas linhas do tempo. Todo um complexo de alimentos para o engrandecimento da alma. Ler é procurar-se no mundo e encontrar-se em si mesmo.
Paulo Viana