quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sobre os anúncios deste Blog

Na concepção deste Blog, permiti que anúncios fossem colocados, com a simples intenção de usar todos os recursos disponíveis e aproveitar o espaço, dinamizando a página.
Apesar dos meus textos questionarem sistematicamente o modo capitalista de viver, com suas agressões à natureza, com a obsessão pelo consumo, pelo poder e pelo acúmulo de bens materiais, ofereci espaço para o contraditório e deixei que anúncios fossem expostos, sem, em momento algum, esperar que com isso fosse obter algum lucro. Sei das limitações dos acessos a este Blog e, certamente, para obter alguma recompensa pelas propagandas demoraria muitos anos. Não sou ingênuo em esperar ganhar dinheiro com isso.
Percebia-se que os anúncios eram temáticos e estavam de acordo com o contexto do Blog, associando o interesse pela leitura à oferta de serviços e mercadorias, de forma que, em algumas ocasiões surgiam ofertas até interessantes.
Os que me conhecem e me leem sabem a minha postura diante de ataques contra a natureza e que critico radicalmente a dimensão equivocada e burra, com a qual grande parte da humanidade desenvolve suas atividades e usa os recursos disponíveis em nosso Planeta. Aliás, meu principal objetivo neste Blog é escrever sobre essas práticas absurdas, denunciar essa conduta criminosa, embora não apontando casos específicos, porém referindo-me ao comportamento, valores e meios de exploração e produção utilizados nesta civilização decadente e desorientada. Volto a dizer que a grande mancada das combinações aleatórias nos eventos da natureza foi deixar-se cair nessa armadilha fatal: O surgimento do ser humano, na forma como somos. Por causa disso, mais um planeta ficará inóspito e a vida, o projeto mais bonito da natureza, sucumbirá pateticamente, marcada pela insustentável aventura humana, na busca do ideal, do poder absoluto, do prazer mais extremo e da eternidade impossível. Não reprovo a busca em si, porém a forma como ela é feita.
Como todos veem, faço questão de expor fotografias de pássaros, flores e plantas em geral, valorizando a fauna e a flora brasileira, e dando oportunidade para os leitores conhecerem estes seres naturais, buscando estimular, também, a prática da defesa e da preservação.
Foi exatamente por ter postado fotografias de pássaros que anunciaram a venda de aves da mata, tendo como título a oferta de um papagaio. Fiquei revoltado e solicitei, imediatamente, a exclusão de anúncios no Blog, devendo manter só o link para o site, pelo qual, diga-se de passagem, não quero e nem recebo nenhum centavo. Felizmente quem olha o Blog não dá muita atenção a esses anúncios.
Posso ser um sonhador; um romântico melancolicamente voltado para valores que a cada dia que passa as pessoas vão deixando para trás, mas, não será através do meu Blog, onde tenho o poder de decisão, que reafirmarão costumes criminosos e hábitos prejudiciais ao que há, ainda, de valoroso no nosso Planeta: Seus recursos naturais.

Paulo Viana