quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Preconceito Branco

A eleição de Obama para a Casa Branca certamente será a notícia do ano. Uma notícia que povoou os órgãos de imprensa recheada de hipocrisia e preconceito. O pior preconceito de todos é justamente aquele em que se destaca a cor da pele para ampliar a importância do acontecimento. Por que dar tanto destaque à eleição do presidente dos Estados Unidos? Ele não é um homem como outro qualquer?
A verdade é que a hipócrita formação cristã, implícita na ideologia da grande imprensa, aponta a eleição de Obama como um sinal de que a humanidade está melhor e que está se redimindo dos pecados absurdos cometidos ao longo da história. Creio, no entanto, que considerar a eleição um fato especial só faz reafirmar o preconceito e tira o mérito do homem inteligente, carismático e competente.
Infelizmente ainda demorará muito tempo para que os preconceitos desapareçam das relações entre as pessoas. É uma faceta que caracteriza o ser humano. O preconceito contra os negros é uma marca da igreja católica, que, para diminuir a força das religiões africanas e avalizar a escravidão, disse que os negros não tinham alma.
O novo presidente dos Estados Unidos não passa de um presidente como outro qualquer. Não será nem melhor nem pior para a humanidade. E poderá ser melhor se gastar verbas com a paz e não com a guerra. Mas teremos que ver na prática. Chega de hipocrisia e de quererem tirar proveito politicamente, em todo o mundo, celebrando esta eleição como a recuperação da ética humanista perdida.